Uma Leitura Astrológica de 2016

2016Astros_galaxerNo ano de 2016 o astro Saturno permanecerá no signo de Sagitário, trazendo uma energia que facilita o planejamento direcionado e ousado. Urano continuará em Áries, e Plutão, em Capricórnio, o que intensifica a tensão para pessoas que estão tentando ou sendo instadas a mudar suas vidas e/ou romper padrões de comportamentos que não lhes servem mais. Netuno segue em Peixes, trazendo a facilidade de contato com os sonhos e propósitos mais abrangentes, principalmente com aqueles em que nos colocamos como parte de algo bem maior.

Este será um ano em que existe esse incentivo para as pessoas se aproximarem de seus propósitos do coração. No entanto, tudo deve ser feito com reflexões e planejamentos, pois a quadratura entre Urano e Plutão, que já está atuando há algum tempo e continuará durante todo este ano – apesar de enfraquecida no período de junho a novembro -, facilita a quebra e dificulta muito o “voltar atrás”.

Júpiter começa o ano em Virgem e, em setembro, entra no signo de Libra. Para aqueles que querem investir num futuro diferente, é interessante aproveitar essa energia no primeiro semestre para experimentar, testar, refazer, ver como tudo funciona, verificar se aguentam uma nova rotina para, se for esse o caso, em setembro começar a expandir esse novo ciclo para o mundo externo: como se relacionar com seu público, clientela, sócios, comunidade e tudo aquilo que exige esse olhar para o outro dentro desse novo movimento.

No final do ano, meses de novembro e principalmente dezembro, teremos Júpiter, Urano e Plutão realizando aspectos de tensão entre si (Júpiter em Libra, Urano em Áries e Plutão em Capricórnio), o que pode aumentar a pressão para que cada um assuma as responsabilidades de suas próprias escolhas e caminhos. Uma prova de fogo para os seus projetos, que, se estiverem bem estruturados e em total conexão com a vida que você deseja, vão conseguir superar essa fase e se fortalecer.


Outros momentos astrológicos que merecem atenção:

Eclipses:
*** Os eclipses costumam trazer surpresas para nossas vidas, principalmente quando o grau do eclipse esteja próximo de pontos especiais da nossa carta natal. Portanto, devemos estar atentos e conscientes para que, nos momentos próximos aos eclipses, nossas vidas não estejam tumultuadas demais ou com muitas finalizações ou decisões pendentes, pois o efeito pode ser uma alteração inesperada de direção, por exemplo.
A dica é finalizar tudo aquilo que você não deseja dar continuidade antes dos eclipses.

→ solar total 09/03 em Peixes (18º, aproximadamente)
→ lunar penumbra 23/03 Sol em Áries e Lua em de Libra (3º, aproximadamente)
→ solar anular 01/09 Sol e Lua em Virgem (9º, aproximadamente)
→ lunar penumbra 16/09 Sol Virgem e Lua em Peixes (24º, aproximadamente)


Planetas retrógrados:

*** Enquanto Marte está retrógrado é indicado prestar mais atenção em suas atitudes, refletir antes de agir. E, se puder, evitar cirurgias não emergenciais.
→ Marte estará retrógrado de 17/04 a 29/06.

*** Tente resolver assuntos de comunicação, documentação e viagens nos períodos que antecedem o movimento retrógrado de Mercúrio. Durante esses períodos redobre a atenção em todos as questões que envolvam documentação, certifique-se de que a pessoa com a qual você está lidando entendeu o que foi combinado ou informado, evite o repasse de recados – o efeito “telefone sem fio” impera com Mercúrio retrógrado -, esteja atenta às informações trocadas.
Períodos de Mercúrio retrógrado:
→ 05 a 25/01
→ 28/04 a 22/05
→ 30/08 a 22/09
→ 19/12/16 a 08/01/2017

*** Enquanto Júpiter estiver retrógrado os movimentos de expansão e esportivos ficam mais difíceis de acontecer. Aproveite estes momentos para vivenciar e se aproximar do seu mundo interior (reflexões e auto-conhecimento).
→ Júpiter estará retrógrado de 08/01 a 09/05

*** O movimento retrógrado de Saturno costuma indicar um período mais “duro” no trabalho e resgata questões mal resolvidas para que, em seguida, elas possam receber a devida “costura” de finalização ou direcionamento.
Para aquelas que possuem conhecimento sobre a sua carta natal, é importante, observar quais astros ou aspectos esse movimento de Saturno influenciará.
→ Saturno retrógrado de 25/03 a 13/08


Percurso do Sol:

29/02 – Sol em conjunção com Netuno em Peixes (Um olhar para seus sonhos e limites)
10/04 – Sol em conjunção com Urano em Áries (Um olhar para o que quer mudar e/ou iniciar)
05/09 – Sol em conjunção ao Nódo em Virgem (Um olhar para redefinir comportamentos e hábitos para a vida)
13/09 – Sol em conjunção com Mercúrio Retrógrado em Virgem (Um olhar para sua organização)
26/09 – Sol em conjunção com Júpiter em Libra (Um olhar que possa clarear sua direção e decisões)
27/10 – Sol em conjunção com Mercúrio em Escorpião (Refletir sobre liberdade, controles excessivos ou obsessivos)
10/12 – Sol em conjunção com Saturno em Sagitário (Um olhar para os seus projetos e planejamentos)


Fontes utilizadas:
Site http://www.siteastronomia.com/eclipses-solares-e-lunares-em-2016
Site http://www.espaco-do-ceu.com.br/fases-da-lua-e-eclipses/
Programa Ephemeris (by Sunil Jain)
Programa Canopus Astrologia 2003 (Nexo Informática)
Efemérides de http://www.astro.com/swisseph/swepha_e.htm
Site http://www.marciamattos.com.br


Léa Beatriz – jasmim@seguindoestrelas.org
www.seguindoestrelas.org


6 Comments

Filed under Astrologia, Reflexões

6 Responses to Uma Leitura Astrológica de 2016

  1. Claudia Roza

    Esclarecedor e mágico!

  2. ines Souza

    Você é demais irmã!

    Gratidão maravilhoso o texto. Inês

  3. Ana Iaci

    Muito bom! Vai ser muito util para mim neste ano de 2016!

  4. Juliana Giraldes Delaix

    Querida, Léa

    Gratidão pelas orientações. Importante estarmos atentas para a movimentação dos astros, assim, muitas vezes, conseguimos explicar o que a racionalidade deixa a desejar.

    Beijos e sucesso sempre

  5. Regina Beatriz

    Orientações claras e objetivas!
    Florzinha linda e orgulho da mamãe. Te amo!
    Beijos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *